Ao planejar uma palestra, diversos objetivos são definidos, como encantar, empolgar, impactar, etc. Horas e horas são investidas em conteúdo, treino e muitas outras coisas, o que é certo e ninguém ousaria discutir isto. Porém, existem alguns fatores que são negligenciados neste planejamento, não só por palestrantes iniciantes, mas por aqueles que já possuem alguma experiência no mercado, que envolvem a maneira com a mensagem será transmitida e como o público irá recebê-la. Princípio básico de comunicação, não adianta termos uma bela mensagem para transmitir se o público não tiver condições de entendê-la.

Para ajudá-lo, apresentamos 3 fatores que você deve incluir no planejamento do seu evento para que ele seja de sucesso!

  1. Sonorização

Na hora de planejar seu evento, você deverá tomar muito cuidado a disposição do local, preferencialmente visitando este com antecedência, pois será necessário cuidar de questões de acústica para ter certeza que seu público irá receber a sua mensagem. Neste caso você deve levar em conta o tipo de microfone e a qualidade do mesmo, para evitar chiados ou falhas, o número de caixas de som para propagar sua mensagem e a potência que cada uma delas deve possuir. Uma dica muito importante que damos para você, caso seu foco seja palestras e você não esteja fazendo apenas uma, é que tenha seu próprio microfone, para não correr o risco de pegar um equipamento com defeito ou que não seja o específico para uso em palestras. Na hora de escolher o local para o seu evento, pesquise antes se este possui os recursos necessários para a sua apresentação, quais são estes recursos, realize testes ou procure uma equipe especializada que trabalhe com sonorização para planejar estes detalhes.

 

  1. Iluminação

Um dos fatores mais negligenciados na realização de eventos é a iluminação. Você tem que planejar a disposição desta, definindo o que deve ser destacado para o seu público e o que não deve ter tanto destaque assim. Também existe a questão da intensidade, para não causar desconforto por excesso ou até mesmo sono em seus convidados devido a um ambiente muito escuro. Verifique a estrutura que o local fornece de iluminação. Identifique os locais onde você fica mais visível para o seu público e qual a área que você pode explorar durante sua apresentação. Caso precisar de uma ajuda especializada para detalhar exatamente o que quer destacar e para realizar o planejamento da intensidade e disposição das luzes, entre em contato com um profissional especializado em iluminação.

 

  1. Apresentação

A maioria das pessoas possui como característica ter maior facilidade de compreensão através de imagem. Explore este recurso! Verifique a disponibilidade de projetores de imagem ou painéis de led para colocar sua apresentação. Resuma seu conteúdo em tópicos e imagens que complementem o que você irá falar. Textos e muitas informações escritas acabam desgastando seu público e destruindo a conexão que você está se esmerando para criar com ele.

 

 

Essas dicas são de extrema importância para que o seu evento se torne memorável! Por isso, inclua em seu planejamento e transforme até mesmo os lugares menos favoráveis em grandes aliados para sua apresentação.

 

Caso você precisar de auxílio para serviços de sonorização, iluminação, painel de led ou projeção de imagens em Porto Alegre e Região Metropolitana, entre em contato conosco e solicite seu orçamento!

 

E-mail: contato@organizasom.com.br

Telefone: (51) 3013-3497

WhatsApp: (51) 99652-6884

 

 

Previous PostNext Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *